quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bife de tira

Quem ama carne como eu já comeu, ou pelo menos, já ouviu falar em bife de tira. O bife de tira é o corte mais nobre da picanha, ele é feito bem no meio pegando a parte mais macia e suculenta.

Existem muitos restaurantes que servem este corte de carne aqui no Brasil, o meu preferido é o Varanda que fica na Rua General Mena Barreto, 793, no Jardim Paulista, em São Paulo.
Tem também algumas boas casas de carne que oferecem este corte pronto para ser feito em casa. A minha preferida é a Central de Carnes Santa Bárbara, que fica na Rua Três Irmãos, 524, no Morumbi, também em São Paulo, o bom dela é que entrega em casa sem nenhum problema, nas quantidades que você precisar pelo número (11) 2176-87400.
Como nem todo mundo mora em São Paulo e as vezes gostamos de fazer churrasco em casa resolvi mostrar aqui como se faz para obter o corte do bife de tira de uma picanha comum, comprada em qualquer supermercado.
Para preparar essa carne existem dois segredos, o primeiro é que ela deve ser servida mal passada e nunca pode errar o ponto, senão a suculência dela vai pro espaço!
O segundo é o ponto do carvão, que deve estar em brasa forte e incandescente, para a carne ficar no máximo 3 minutos de cada lado para ficar mal passada, que é o ponto ideal de servir.
1. O primeiro passo é comprar uma picanha, bem marmorizada, com aproximadamente 1,2kg.
2. Coloque a carne inteira, com a gordura para cima, sobre uma tábua de carne, de preferência de madeira. Quando a tábua é muito lisa a carne ou a faca podem escorregar, o que pode causar acidentes, estragar o corte e ainda o fio da faca.

3. Com uma faca para carnes, bem afiada, corte o triângulo da picanha, não esqueça de segurar a faca com firmeza, para dar direção ao corte.

4. Corte perpendicularmente as duas laterais da picanha, deixando apenas o miolo da carne inteiro.


5. Na ponta do miolo, do lado que foi retirado o triângulo, insira a faca, com bastante cuidado, bem no meio.

6. Vá cortando bem devagar e com firmeza, para não estragar o corte, deixando torto. Corte até a altura da base, sem separar toda a carne.

7. O miolo aberto ficará com a aparência de um bife comprido. Se for preciso apare a gordura amais da carne, o ideal é um dedo grosso de gordura apenas.

8. Pincele a carne com óleo de girassol. Ele não altera o sabor da carne e ainda protege do ressecamento causado pelo fogo, dando uma aparência especial depois de pronta.

9. Polvilhe um pouco de sal grosso triturado, por toda a carne. Quando o sal grosso é triturado, ele não fica tão solto sobre a carne, portanto não cai sobre o braseiro provocando estouros indesejáveis.

10. Leve então a carne para a grelha ou em uma parilla, com 20cm de distância do braseiro, por mais ou menos 3 minutos de cada lado.

Está pronto! Um dos cortes mais concorridos e suculentos da picanha, para você se esbaldar no fim de semana, e claro que acompanhado de uma boa cervejinha gelada.
Beijinhos

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...