terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Natal e seus significados

Com a chegada do final do ano a única coisa que vem à cabeça são as festas. Esquecemos um pouco do que elas representam, mas o espírito de festa é o que mais importa.
Dia 25 de dezembro é o dia que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, portanto esta é uma festa estritamente cristã, pois não tem o porque comemorar se não se acredita em Cristo.
Antigamente as comemorações do Natal durava 12 dias, que foi o tempo que os três Reis Magos demoraram para chegar em Belém e entregar os presentes (ouro, mirra e incenso) a Jesus.
A partir dessa data que começamos a contagem cronológica dos nossos anos, portanto neste ano estamos comemorando o ano 2012 de Cristo.
Os símbolos das festas vieram com o tempo:
Árvore de natal

Todo mundo adora árvore de natal, enfeitar é a melhor parte! O que quase ninguém sabe é como surgiu.
Mais ou menos em 1530, na Alemanha, Martinho Lutero caminhava pela floresta a noite e se impressionou com a beleza dos pinheiros cobertos com a neve.
No dia seguinte, Lutero reproduziu aquela cena linda em sua casa com galhos de árvores, estrelas, algodão, outros enfeites e velas acesas.
Essa tradição se espalhou pela Alemanha e foi levada para a América durante o período colonial, pelos alemães que foram morar lá.
Hoje em dia as árvores de natal estão em quase todos os lugares, pois além de enfeitarem simbolizam alegria, paz e esperança.
O Presépio

O presépio mostra o cenário do nascimento de Jesus. Nele tem que constar a manjedoura, o menino Jesus, os animais, os Reis Magos e os pais do menino Jesus.
Esta tradição, de montar o presépio na decoração de natal, foi iniciada por São Francisco de Assis, no século XIII.
O Papai Noel

Tudo começou com um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia no ano de 280. Ele tinha um coração bom e generoso, ajudava muito as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas ao lado das chaminés das casas.
Após alguns anos ele foi transformado em santo pela Igreja Católica, São Nicolau, pois várias pessoas relataram milagres atribuídos à ele.
Foi na Alemanha que associaram a imagem de São Nicolau ao Natal e depois se espalhou pelo mundo em pouco tempo.
Seu nome é um pouco diferente em cada país, nos EUA por exemplo ele ficou conhecido como Santa Claus, no Brasil como Papai Noel e em Portugal como Pai Natal.
A roupa de Papai Noel

Até o fim do século XIX o Papai Noel era representado por trajes de inverno marrom e verde.
Foi em 1886 que o cartunista Thomas Nast criou uma nova imagem para o Papai Noel com roupas mais alegres e divertidas. Neste mesmo ano a imagem foi apresentada na revista Harper´s Weeklys.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o figurino criado por Nast. Essa campanha foi um sucesso tão grande que ajudou a espalhar a imagem do bom velhinho por todo o mundo.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...